sexta-feira, 31 de agosto de 2012

IV Dia da Escuta


No último domingo do mês de Agosto, dia 26,  a nossa fraternidade fez presença no IV Dia da Escuta no Hospital Tavares de Macedo - uma colônia que trata de irmãos que tiveram hanseníase. Este dia foi dedicado aos irmãos chagados, não mais pela hanseníase, mas principalmente, pelo preconceito.
Começamos, claro, com o café partilhado, e ainda insatisfeitos comemos um outro Pão,  que nos encheu de coragem e esperança. Na celebração deste Pão as palavras do Frei Toni OFM foram marcantes, pois colocava os nossos pés no chão, na firme esperança de que "o Senhor tem palavras de vida eterna".
Depois, enfim, o grande momento, o encontro. Momento de ouvir, de descer do nosso egoísmo e ver com os olhos do irmão chagado, humilde e pobre.
Momento de aprender, de calar, de sorrir e abraçar... e  mesmo quietos, uma voz nos questionava a todo momento: "Como você vai ser depois deste encontro Comigo?", "O que vai fazer para manter as amizades que estabeleceu aqui?", "O que significa escutar?"... e ainda sem respostas voltamos nos perguntando "Senhor, que queres que eu faça?"
Mas nem tudo foi dúvidas. Tivemos a certeza de estar com o Senhor; se tivemos a experiência sublime de saboreá-lo no Pão, ainda mais forte foi estar com ele -no irmão-, abraça-lo e ouvir as suas palavras. Percebemos então que só a partir desta experiência - poder tocá-lo e ouvi-lo - é que o amargo vira realmente doçura da alma.
Paz e Bem





domingo, 12 de agosto de 2012

Festa de Santa Clara



Neste dia 11 de agosto, Festa de Santa Clara, comemoramos também o encerramento do Ano Clariano  em comemoração aos 800 anos da Vocação de nossa Mãe Clara.
Nossa fraternidade participou da missa em honra da "Plantinha do Seráfico Pai", celebrada por Frei Jonathan OFM e Frei Júlio OFM Cap, junto com muitas fraternidades do nosso regional na Igreja São Francisco da Penitência no Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro.
Nesta semana de Santa Clara, que teve início dia 5 deste mês com visita aos Mosteiros de nossas Irmãs Clarissas,  a fraternidade São Francisco da Penitência organizou uma exposição em torno do nosso carisma e neste dia 11 inaugurou o Jardim de Santa Clara que brinda a todo nosso regional com mais um lugar de oração e contemplação de todos os franciscanos no centro de nossa cidade.
Paz e Bem



 

domingo, 5 de agosto de 2012

800 Anos do Carisma de Clara de Assis

Dando início a semana de celebrações pelos 800 da Vocação de Clara de Assis, nossa fraternidade participou do encontro distrital com nossas irmãs Clarissas no mosteiro Sagrada Face em Araruama.
Iniciamos o dia com um café partilhado e com uma Hora Santa junto com nossas irmãzinhas, diante do Cristo Pobre na aparência simples do Pão.  Em seguida nos confraternizamos e tivemos muitas conversas.
Fomos para celebração Eucarística, presidida por Frei Júlio OFM Cap, onde comemos o Pão, que antes fora por nós adorado e agora por todos partilhado.
Encerramos mais uma vez com o almoço partilhado e só então percebemos que o dia foi feito de partilhas. Partilha do Amor, partilha do Pão, partilha da comida, partilha da palavra e partilha da vida.
Que Deus abençoe nossa Família Franciscana.
Paz e Bem