domingo, 28 de fevereiro de 2010

Segundo Encontro da Campanha da Fraternidade

aaa
Relizamos no dia 27 mais um encontro CFE 2010, desta vez foi na casa dos irmãos Osvaldo e Carminha. O tema foi Trabalho, Justiça e Dignidade. Refletimos sobre as relações no trabalho: trabalho informal; infantil; escravo e todas as formas de exploração do trabalho humano. A troca de experiências foi profunda e significativa e foi possível perceber que é urgente a organização dos trabalhadores em busca da valorização do trabalho humano e o bem da família e não do acumulo de capital pelas grandes empresas.
Paz e Bem
aaa

Reunião Fraterna - Reconstruir o Bem em um mundo violento

aaa
Neste dia 28 de fevereiro realizamos mais uma Reunião Fraterna e neste dia conseguimos "mudar o mundo". Nossa formação foi sobre "Reconstruir o Bem em um mundo violento" esta foi a quinta Escola do ano de 2009 do projeto a "Graça do Carisma".
A partir de noticias que envolviam medo e violência, retiradas de jornais da semana anterior a formação, conseguimos VER o problema da violência em nosso estado, passamos então para JULGAR, precisavamos avaliar o porque que estas cenas fazem parte do nosso cotidiano e finalmente, "mudamos o mundo" podemos AGIR, dando alternativas cristãs para que estas manchetes não voltassem a se repetir.
Várias foram as conclusões dos grupos, mas uma merece destaque. Precisamos levar ao mundo o AMOR do AMADO.
Paz e Bem
aaa

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Oração pelo 16º Capítulo Avaliativo
Fraternidade Nossa Senhora das Graças

Senhor Jesus, meu Deus e meu Tudo,
Peço-te que oriente a nossa fraternidade em seu Capítulo Avaliativo.
Mostre-nos, Senhor,
Onde temos seguido os passos do pobrezinho de Assis
E onde nós temos nos afastado dele.
Que a nossa Regra seja a nossa inspiração:
Para podermos ver, com os olhos da fraternidade;
Julgar, segundo os ensinamentos de Cristo;
E agir, segundo o espírito de Francisco.
Que o Pai, fonte de todo o Bem,
Nos ajude a discernir o que temos feito de bom,
Que Tu, o Filho, fonte de toda Salvação,
Nos mostre onde temos errado,
Que o Espírito Santo, fonte dos todos os dons,
Nos dê coragem para a conversão.
Te pedimos também a graça do olhar de Maria,
Nossa Mãe, Protetora e Advogada da Ordem;
Que sendo chamada “Aparecida”, caminha conosco,
E nos mostra o Caminho, a Verdade e a Vida,
Para podermos humildemente começar tudo de novo,
Porque até agora pouco ou nada fizemos.
Amém.

Adilson, Flávio e Maria da Luz e o Osvaldo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Encontros Campanha da Fraternidade Ecumênica

AAA
No dia 20 de fevereiro iniciamos em fraternidade nossa preparação para Páscoa. Realizamos nosso primeiro encontro da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que este ano tem como tema: "Economia e Vida" e lema: "Vocês não podem sevir a Deus e ao dinheiro" (MT6,24).
Nossa irmã Telma movimentou bem este encontro, convidando vizinhos e parentes e acolhendo calorosamente os irmãos da Fraternidade. Não posso deixar de mencionar o lanchinho do final do encontro, estava maravilhoso.
Ainda teremos mais 4 encontros, sempre aos sábados, nas casas do irmãos e nosso último encontro será com a comunidade São Francisco de Assis onde faremos uma via sacra.
Paz e Bem
aaa

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Saudades da Irmã Penha

aaa
No dia 03 de Fevereiro, mais uma querida irmã foi para casa do Pai. Nossa fraternidade celeste ficou mais alegre e espontânea. Nossa querida irmã Maria da PenhaVergetti de Oliveira, para nós irmã Penha ou ainda Garfinho, nasceu em 12 de Outubro de 1938 em Santa Maria Madalena no estado do Rio de Janeiro.
Casou em 10 de outubro de 1964 com Francisco de Assis Pereira de Oliveira e teve dois filhos, Maurício e Leda.
Professou no dia 30 de Outubro de 1982, foi uma das fundadoras da nossa Fraternidade. Sua espontaneidade, sinceridade e o gostar de sempre estar mastigando alguma coisa, por isso garfinho, eram algumas de suas marcas registradas.
O que mais lhe atraía na vida de nosso Seráfico Pai Francisco era sua dedicação aos pobres.
E deixou uma mensagem para o futuro da nossa Fraternidade: "dediquem-se totalmente a Fraternidade, pois faz muito bem viver como irmãos"
Paz e Bem
aaa

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Confraternização 2009

AAA
Após mais um ano de caminhada chegamos ao final de 2009 e nada melhor do que festejarmos a felicidade de sermos caminhantes do Reino. No dia 13 de dezembro nos reunimos para passarmos um dia juntos. E claro onde tem franciscano tem alegria, cantoria e boa comida. FELIZ 2010.
AAA

É proíbido comentários sobre esta foto.

Novena e Festa de São Francisco

aaa
Nossa Fraternidade, mais uma vez, teve a oportunidade de celebrar juntamente com a comunidade São Francisco de Assis a novena preparatória, o trânsito e a festa do nosso Pai Seráfico.
aaa

Bingo Fraterno

aaa
Realizamos nosso segundo bingo em 2009. Foi mais uma oportunidade para estarmos juntos.
aaa

Formação Permanente


O tema de nossa formação permanente no mês de setembro foi: "Rompendo o projeto do Reino". Este é o segundo tema da Escola Permanente de Formação (EPF) de 2009 realizada em nosso Regional. Esta escola faz parte do projeto de formação regional para o triênio 2007 a 2010 "A Graça do Carisma". A formação foi dirigida por nosso irmão Ernane. Refletimos o tema em grupos e partilhamos nossas experiência ao final da formação.
aaa

Encontro de Conselhos 2º Distrito

aaa
O Conselho da Fraternidade participou do encontro do 2º Distrito da Ordem Franciscana Secular dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo realizado em Araruama no dia 1 de agosto de 2009. Tivemos, mais uma vez, a oportunidade de nos encontrarmos com irmãos de outras fraternidades e percebemos como nosso carisma e vivo.
Falamos sobre a responsabilidade dos irmãos na renovação das fraternidades locais e o revigoramento das reuniões mensais. Percebemos, mais uma vez, que é o testemunho de cada irmão no seu dia-a-dia que faz brotar novas vocações para nossas fraternidades.
aaa