sábado, 11 de julho de 2009

Retiro da Fraternidade 2009

a
Nos dias 03,04 e 05 de julho nossa Fraternidade celebrou seu 26º Retiro Espiritual. Este retiro nos marcou profundamente, pois ainda festejamos os nossos 25 anos e os 800 anos do Carisma do Poverello.
Neste ano conseguimos formar nossa banda com irmãos iniciantes, formandos e com o auxílio do irmão professo Júnior. Nossa banda já tem até nome "Tô Tau" e nossos irmãozinhos ajudaram muito a colorir e emocionar nosso retiro.
Foi o segundo retiro de nossa querida Sofia, desta vez fora da barriga da irmã Raquel e nosso irmão Osvaldo, que ficou algum tempo afastado da fraternidade, está de volta e cheio de gás.
Frei Sandro OFM, mais uma vez trouxe coisas novas e "velhas" para nós e motivou nosso caminhar e nossa missão como seculares e ainda nos deu de presente uma vela comemorativa dos 800 Anos do Carisma, celebrado ano passado em Brasília.
Tivemos encontros e reencontros, falamos sobre as características que identificam o franciscano: A busca incessante de Deus; a fraternidade; a pobreza e a relação com a criação. Estes temas foram ouvidos com muita atenção e emoção pelos que chegam a nossa fraternidade e pelos irmãos professos que sempre buscam não perder de vista o ponto de partida. Fomos dois a dois refletir sobre a busca incessante de Deus, fizermos uma caminhada-oração junto a criação, avaliamos a Vida da fraternidade ouvindo os irmãos que chegam agora e trasnformamos nossa pobreza em retalhos, que serão unidos e formarão um cobertor que no dia 04 de outubro será ofertada juntamente com cestas básicas a um carente de nossa comunidade, capas de almofada para presentearmos os irmãos do Sei e uma toalha de mesa para o altar da nossa reunião mensal.
Vimos o filme "Clara e Francisco" que foi uma descoberta para simpatizantes, iniciantes, formandos e professos.
Celebramos mais uma vez a irmã lua e o irmão fogo em volta da nossa tradicional fogueira, embalados por louvores e cantos dos irmãos "Tô Tau".
Pedimos perdão como fraternidade em uma celebração "com bambu e velas" que marcou e emocionou a todos.
Foram dias maravilhosos em companhia do Crucifixo de São Damião, que vão com certeza nos ajudar a viver nossa vocação intensamente nos lugares onde estamos ou passamos.
Obrigado Senhor pela Vida da nossa Fraternidade.

Paz e Bem

5 comentários:

Paulo Américo Piotto,OFS disse...

M A R A V I L H O S O ! ! !

P A Z E B E M !

Marinilce disse...

Ficou muito linda essa sequência de fotos.
Quero dizer que tive uma sensação de recordação/origem/raiz, de recomeçar , reaprender , reencontro (comigo, com Deus, com vocês), reafirmação, realização.
O velho e o novo, a mistura perfeita - idade x origens. O ciclo da vida - humana/espiritual.
Lembro-me que certa vez qdo Francico estava extremamente preocupado com o futuro da ordem, o Senhor lhe revelou que ela nunca iria acabar, que iria fazer "nascer" quem preciso fosse.
Deus é fiel e cumpre todas as suas promessas.
A resposta aí está.
Esta é nossa riqueza, proveniente do nosso Rei.
Esse post e esses momentos são hinos de louvor e agradecimento ao Criador.
Essa fogueira, tenho a impressão de ver alguém abraçando ela.
E aqui vai o meu abraço fraterno e meu agradecimento pelos bilhetinhos recebidos e muito bem compreendidos por mim e por quem escreveu, eu acredito, pois somos todos diferentes e nessa diferença eu pude contemplar Deus presente em cada letrinha e tocando-me. Cada letrinha forma uma palavra e cada palavra formou cada irmão que me deixou marcas do Eterno.

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, A Rainha Mãe, Francisco e Clara e todos os seus santos anjos, abençõe e faça prosperar todos os dias a nossa Fraternidade.

Rodrigo disse...

Ficou ótimo
tudo foi ótimo
espero que sempre seja assim

Flávio disse...

Que retiro maravilhoso!!!
Agradeço a Deus pelos irmãos!
Eu os amo!!! TODOS!!!
Paz e Bem

Erick disse...

Caramba, já tem um ano, parece que foi ontem...
Paz e bem!