sexta-feira, 31 de agosto de 2012

IV Dia da Escuta


No último domingo do mês de Agosto, dia 26,  a nossa fraternidade fez presença no IV Dia da Escuta no Hospital Tavares de Macedo - uma colônia que trata de irmãos que tiveram hanseníase. Este dia foi dedicado aos irmãos chagados, não mais pela hanseníase, mas principalmente, pelo preconceito.
Começamos, claro, com o café partilhado, e ainda insatisfeitos comemos um outro Pão,  que nos encheu de coragem e esperança. Na celebração deste Pão as palavras do Frei Toni OFM foram marcantes, pois colocava os nossos pés no chão, na firme esperança de que "o Senhor tem palavras de vida eterna".
Depois, enfim, o grande momento, o encontro. Momento de ouvir, de descer do nosso egoísmo e ver com os olhos do irmão chagado, humilde e pobre.
Momento de aprender, de calar, de sorrir e abraçar... e  mesmo quietos, uma voz nos questionava a todo momento: "Como você vai ser depois deste encontro Comigo?", "O que vai fazer para manter as amizades que estabeleceu aqui?", "O que significa escutar?"... e ainda sem respostas voltamos nos perguntando "Senhor, que queres que eu faça?"
Mas nem tudo foi dúvidas. Tivemos a certeza de estar com o Senhor; se tivemos a experiência sublime de saboreá-lo no Pão, ainda mais forte foi estar com ele -no irmão-, abraça-lo e ouvir as suas palavras. Percebemos então que só a partir desta experiência - poder tocá-lo e ouvi-lo - é que o amargo vira realmente doçura da alma.
Paz e Bem





Nenhum comentário: