segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Deserto da Fraternidade 2008

Voltamos à Serra do Sambe no município de Rio Bonito. Voltamos para passar algumas horas com a criação, em silêncio e nos encontrarmos com o Pai, mas neste ano com um novo sabor, o sabor dos 25 anos de nossa Fraternidade e dos 800 anos do surgimento do movimento de Assis.

Chegamos as nove horas e partilhamos um delicioso café da manhã com os alimentos que os irmãos trouxeram com muito carinho.

Iniciamos o nosso Deserto diante do Crucifixo Peregrino de São Damião com uma pequena explanação sobre a importância do encontro pessoal com o amigo Jesus de Nazaré. Após o envio feito por nossa Ministra os irmãos foram para seus "ermos" junto ao Evangelho, a Carta de Francisco para um Ministro e o texto sobre o Frade Perfeito.

Por volta das 13h retornamos ao ponto de encontro. Os irmãos decidiram em um lindo gesto também partilhar seus "farneis" e como no livro dos Evangelhos todos comeram e ainda sobraram alimentos. Neste momento lembrei-me de Frei Almir que sempre nos fala que verdadeiros irmãos comem na mesma mesa.

Após a partilha dos alimentos, partilhamos também o resultado de nosso deserto e refletimos sobre os 25 anos já vividos e os próximos 25 anos.

Na parte final do nosso dia celebramos o Rito de Admissão dos irmãos Adilson, Flavio e Maria da Luz ao período de formação. Toda a Fraternidade estava feliz, pois recebemos em nosso seio mais 3 valorosos irmãos.

Após aconteceu a finalíssima de nossa 1ª Gincana Francisclariana com os 3 grupos mais bem colocados. A última tarefa a ser realizada era levar metros de flanela para confecção de mantas para os bebês de nossa comunidade. O grupo com a maior quantidade de metros ganharia a gincana. Assim ficou o resultado final: Em 3º lugar com 21,5 mts o Grupo Vermelho das irmãs Eunice, Cristiane e Das Dores que receberam como premiação uma Coroa Franciscana cada. Em 2º lugar com 29 mts o Grupo Amarelo de Dona Ilka, Lorena e Ilma que receberam um Crucifixo de São Damião e em 1º lugar o Grupo Branco dos irmãos Matheus, Maria Alice e Vilma com 34 mts e como prêmio receberam cada um uma lembrança dos 800 Anos do Carisma. Com certeza a grande vitória foi das gestante e seus herdeiros que receberam quase 85 mts de flanela para confecção dos seus enxovais.

Após a premiação fizemos nossa oração final e nossa Ministra nos abençoou. Retornamos para nossa lares ansiosos para celebrarmos os festejos de nossos 25 anos no próximo dia 30.

Paz e Bem


Nenhum comentário: