quarta-feira, 25 de junho de 2014

Pentecostes: Um Retiro Pleno de Presenças




Irmão e irmãs! Mais um retiro em Fraternidade, e muitas histórias para contar... nosso irmão, frei Sandro, preparou para nós mais um momento inesquecível, o qual vamos levar em nossos corações. A Fraternidade, tal qual família reunida, alegrou-se, abraçou-se e emocionou-se; aprendeu um pouco mais sobre o nosso carisma; esbanjou carinhos e afetos; e volta renovada, sabendo-se portadora de uma grande missão: levar o Espírito de Deus a todos, da maneira como São Francisco de Assis o fez!
Coincidentemente, o nosso retiro se deu em pleno Pentecostes, festa do Espírito Santo, Pai dos pobres, que oferece a plenitude de dons àqueles que o pedirem. Ainda no sábado à noite, celebramos a Vigília de Pentecostes experimentando o Espírito nas suas mais diversas formas simbólicas: a terra, com os seus diversos frutos; o fogo, que iluminou a nossa noite em procissão; a água, que sobre nós foi jogada como bênção; e o ar, que é o sopro da vida.
Na Liturgia de domingo, cantamos a sequencia de Pentecostes, um belíssimo hino da Igreja, que nos ajuda a entender mais os efeitos do Espírito em nós: Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz! / Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons. / Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde! / No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem. / Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós! / Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele. / Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente. / Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei. / Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. / Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém.
Nesse retiro entendemos bem que a nossa espiritualidade é antes de tudo ligada ao Espírito; é ele que nos une, que nos faz irmãos, e que, sobretudo, nos desperta para a realidade à nossa volta. Por isso, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, assistimos ao documentário “Nas Terras do Bem-Virá”, filme dirigido por Alexandre Rampazzo (2007), que mostra a dura realidade de trabalhadores brasileiros escravizados. O documentário retrata como o modelo de desenvolvimento econômico adotado pelo Brasil nos anos 70, no auge da Ditadura Militar, aliada à ganância de grandes empresários, é a grande causa dos conflitos agrários no Brasil e tem graves consequências: a escravização de milhares de homens, presos em um ciclo vicioso de trabalho e dívida para o patrão; a devastação da floresta; a luta pela terra; e assassinatos, como o dos sem-terra em Carajás e da missionária americana Dorothy Stang.
O que o Espírito quer de nós? O que podemos fazer para mudar essa realidade? Será que estamos atentos a casos similares ao nosso redor? A Fraternidade refletiu e saiu sem uma resposta, pois esta tem que ser dada por cada um de nós, em nosso dia-a-dia. O Espírito de Deus não é um sopro de bem-estar, que nos consola e acalma, deixando de lado o mundo; antes, é um Espírito pleno de mundo, que impulsiona na direção da vida, não só para nós, mas para todos, abundantemente.
Nesse retiro de 2014, pleno de espiritualidade, o nosso corpo, que é a Fraternidade, sentiu – e muito – a falta de alguns irmãos. Por eles, rezamos; para eles, pedimos dons; com eles, em breve, nos confraternizaremos e nos sentiremos completos: Marcos e Cristiane; Adilson; Ciléia; Helio e Admara; Maurita; Junior; Ernane, Michele e Lorenzo; Lorena; D. Odete; Élcia e Francisca; Sueli Araújo e Tereza. No entanto, mesmo não podendo vê-los ao nosso lado, esses irmãos estiveram presentes em nossos corações, animando-nos, encorajando-nos e enchendo-nos de esperança; tal como o Espírito do Senhor, sentimos a presença deles no meio de nós!
Paz e Bem
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: